O que é tudo Esses bits, bytes, Hexadecimal, Word e ASCII Stuff About?



Binário refere-se a uma base de dois ou a um dígito de dois estados chamado um bit. Um bit está ligado ou desligado - representado como '1' para ligado (o estado definido ) e '0' para desligado(o estado limpo ). Oito bits juntos formam um byte e são escritos como 00110101b (ou às vezes% 00110101). O 'b' significa binário e permite que você saiba que não estamos falando de 110,101, o número decimal. Um byte ou múltiplos de bytes estabelecem o tamanho do registro para microcomputadores. Hexadecimal ( hex) é uma base de 16 formas de representar um byte .Hexadecimal usa os dígitos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9, A, B, C, D, E, F. Um byte requer apenas 2 dígitos hexadecimais . Assim, FFh é uma representação de dois dígitos hexadecimais de um byte. FFh é o mesmo que 11111111b (o pequeno "h" designa um valor hexadecimal às vezes um '$' anterior é usado como em $ FF)

Uma palavra geralmente se refere a dois bytes ou 16 bits e também pode se referir a uma palavra de 32 bits ou larga . Estamos chegando rapidamente ao tempo em que as palavras de 64 bitsou as palavras dobro serão comuns.



ASCII, é um código que representa as letras e os números que você pode digitar em um teclado de computador. Cada letra que você pressiona é representada por um conjunto exclusivo de 8 bits ou um byte.
EPROM Size Rating

As EPROMs são classificadas em k-bits onde k é igual a 1.024 e o número EPROM geralmente (mas nem sempre) reflete o tamanho. Mas quando falamos sobre o tamanho da memória, falamos em termos de k-bytes . Para alterar bits para bytes, basta dividir o número de bits em 8 para obter bytes.

Alguns exemplos vão esclarecer:

O número de EPROM 2716 termina em 16 e, portanto, tem 16 k bits de tamanho ou 16 * 1.024 ou 16.384 bits. Agora, 16.384 bits divididos por 8 nos dão 2.048 bytes ou 2 k-bytes. Assim, um 2716 é uma EPROM de 16 k-bit, mas é mais frequentemente expresso como sendo de 2 k-bytes de tamanho.

Algumas EPROMs são amplo ou 16 bits (2 bytes) de largura. Essas EPROMs também são classificadas em bits, como 27C1024; um 1 M-bit (Mega-bit), 1.024 k-bits, 128 k-bytes ou EPROM de 64 k-word. Tais EPROM vêm em pacotes de 40 pinos para permitir os pinos extras necessários.
O que é um Rom?



ROM significa R ead O nly M emory. Eles são programados na fábrica no momento da fabricação com uma máscara especial, assim chamada ROM em máscaras . Esta é a maneira mais barata de fabricar ROMs uma vez que você precisa de mais de 10.000 por vez. A desvantagem é, se houver mesmo um pequeno erro no software, essa pilha de 10.000 ROMs torna-se inútil. Esteja ciente de que algumas ROMs mascaradas são ilegíveis pelos programadores EPROM
O que é uma PROM?



PROMs ( P rogrammable R ead O nly M emory) consistem em uma série de fusíveis e, portanto, só podem ser programados de uma só vez. A programação é realizada com uma corrente (em vez de uma tensão como as EPROMs) e requer um tipo diferente de programador.
O que é uma EPROM?



EPROM ( E RADIO E RÁPIL E RÁVEL) pode ser programado e apagado, permitindo que sejam reutilizados. Erasure é realizado usando uma fonte de luz UV (Ultra Violet) que brilha através de uma janela de apagamento de quartzo no pacote EPROM.

Também existem EPROM OTP ( O ne T ime P rogrammable), às vezes chamadas OTPROM ( O ne T ime P rogrammable R ead O nly M emory), que são idênticas a uma EPROM apagável, mas não possuem uma janela de apagamento para reduzir custos. Para reduzir o custo, estas EPROMs vêm em um suporte de plástico sem janelas , que é mais barato do que o pacote de cerâmica caro necessário para a janela de apagamento. Eles podem ser programados apenas uma vez, então estes são usados ​​depois que o código é livre de erros.
O que é uma EEPROM?

Uma EEPROM ( E lectrica E rácilável R ead O nly M emory) é semelhante a uma EPROM, mas o apagamento é realizado usando um campo elétrico em vez de uma fonte de luz UV. Isso elimina a necessidade de uma janela. Normalmente, a EEPROM refere-se a um dispositivo que exige um programador ou uma tensão especial para programá-lo.
O que é uma EPROM Flash?

Uma EPROM flash é semelhante a uma EEPROM, exceto que as EPROMs flash são apagadas de uma só vez enquanto uma EEPROM normal pode apagar um byte de cada vez. A escrita e o apagamento do circuito são possíveis porque não são necessárias tensões especiais. Para realizar a operação no circuito, você deve escrever rotinas especiais de software de aplicação. As EPROM Flash também são chamadas de memória não volátil .
Ok. Então, diga-me, apenas como funciona uma EPROM?

As células de memória EPROM usam tecnologia de porta flutuante . Um portão flutuante é um portão com um capacitor especial para sua única conexão elétrica. Este capacitor especial assume uma carga elétrica em um efeito de física quântica chamado tunelamento . A presença de uma carga determina o valor (1 ou 0) da célula de memória. No nosso exemplo abaixo, uma sala com uma porta muito estreita representa a célula de memória. As pessoas na sala representam os elétrons com a carga associada. Essas pessoas só podem entrar ou sair por uma porta muito estreita com muito empurrão ou empurrão para representar o efeito de tunelamento .

Pense em um quarto com cerca de 30 pessoas agindo como a carga de elétrons. Uma sala cheia de pessoas representa um '1'; quando esvaziar um zero. Quando uma EPROM é apagada, todas as 30 pessoas são empurradas para a sala e fornecem a carga que chamamos de "1". Quando programamos um bit EPROM, empurramos essas pessoas até que elas voltem a se espalhar aplicando um pulso de alta tensão para a célula de memória. Esse pulso expulsa as pessoas da sala mudando o bit de um '1' para um '0'.

Ao programar um pouco, só podemos alterar um 1 para um 0 porque alterar um 0 para um 1 requer apagar. Para apagar uma EPROM, aplicamos uma luz UV (Ultra-Violeta) (que brilha diretamente no chip) para conduzir nossas pessoas imaginárias de volta ao quarto. Erasure funciona em toda a EPROM, não bits individuais.

Uma célula EPROM é realmente um dispositivo analógico. Se fosse digital, teríamos apenas um quarto vazio ou um quarto com uma pessoa nele. Em vez disso, um circuito de sensor de célulacompara quantas pessoas estão na sala para uma referência para determinar se a célula representa um 1 ou 0. Com mais de 15 pessoas na sala, a célula é considerada uma 1.

Ao programar uma EPROM, você deve aplicar a tensão de programação especificada durante o tempo especificado. Muito tempo curto ou uma tensão muito baixa e nem todas as pessoas ficam afastadas da sala. Quando você não programa uma EPROM corretamente e você ainda tem 5 pessoas na sala, ela irá diminuir os circuitos do sensor de célula , o que retarda o tempo de acesso de leitura da EPROM ou pode até mesmo corromper os dados. Uma coisa semelhante pode acontecer se você não apagar a EPROM por tempo suficiente.

Por outro lado, se você aplicar alta tensão do programa ou apagar a EPROM, é equivalente a soprar o quadro da porta diretamente da parede! Nossas pessoas imaginárias agora entram e saem da sala, passando por seus próprios caprichos e não temos mais armazenamento de informações! O longo e o curto é que você precisa verificar as tensões de programação Vpp e seguir o tempo recomendado para apagar (não armazene chips não utilizados na borracha!). Mais sobre isso mais tarde sob o título: apagar uma EPROM .

(Um pouco fora do tópico aqui, você pode ter visto pequenos dispositivos de gravação de estado sólido, às vezes usados ​​em atendedor de chamadas, que gravam áudio de qualidade de voz. O truque para obter tanto áudio em armazenamento é armazenando valores analógicos em células EEPROM! as células têm valores intermediários que não são comparados quando lidos, mas são colocados como uma tensão. Quando as células de memória são reproduzidas em ordem consecutiva, os valores que mudam continuamente formam um sinal de áudio!)
Um típico EPROM Pin Out

,


Em EPROM de tensão única, dois dos pinos são pinos de energia; um é + 5V e o outro chão. As EPROM de tensão única exigem apenas +5 para as ler, mas, ao programar, elas requerem uma segunda tensão (Vpp). As antigas EPROM de três suprimentos requerem +5, +12 e -5Vdc apenas para lê-las. No entanto, é necessária uma quarta tensão para programá-los! Você não vê mais três EPROM de oferta em novos produtos, mas eles ainda estão lá em equipamentos antigos e estão um pouco disponíveis para substituições. Um bom exemplo é o três fornecimentos 2716 feito pela Texas Instruments, a TI nunca fez um suprimento único 2716. Há também EPROMs que são compatíveis com pinos, mas não têm o mesmo número, como o 2716 e o ​​2516 (versão da TI de uma única fonte 2716). Mas para aqueles que programam muitos 2716, lembre-se de que os 2716 da TI não são os mesmos que os outros fabricantes.

De volta aos pinos, olhamos para o OE (Output Enable) e CE (Chip Enable). O pino CE habilita e desativa a saída de dados. Quando desativado, a maioria do chip está em modo de suspensão de baixa energia. O tempo de acesso de um chip é fornecido a partir do momento em que CE se torna ativo até que os dados apareçam.

O tempo de acesso usando o pino OE é muito mais curto do que CE porque o pino OE desabilita apenas os pinos de saída de dados, mas não o resto do chip. Isso permite que os dados sejam acessados ​​a uma velocidade muito maior ao custo do aumento do consumo de energia.

Ao programar, usamos a linha Vpp para fornecer a tensão de programação à EPROM. Outras vezes, Vpp é mantido em +5.


A maioria das EPROMs tem 8 linhas de dados (bits D0 - D7) que formam um barramento de dados de bytes, alguns possuem 16 linhas de dados (bits D0 - D15), o que o torna um barramento de dados de grande porte. Habilitar CE e OE faz com que todos os bits apareçam nas linhas de dados; você não pode habilitar bits individuais. Os dados do byte ou da palavra, aparecem nessas linhas como 0 (cerca de .4 Volts) ou 1 (cerca de 4 Volts). As linhas de dados de uma EPROM são bidirecionais; eles são saídas quando você está lendo a EPROM e as entradas quando você está programando.

As linhas de endereço formam um barramento de endereços feito de entradas que, em conjunto, selecionam qual local deseja ler ou programar. As linhas de endereços começam em A0, o LS (menos significativo) subindo (A1, A2, A3 ...) com o espaço de endereço dobrando em tamanho com cada pino adicional.

Em seguida, temos que considerar as EPROM compatíveis com ROM. Estes têm dois pinos, OE e A16, que são alternados. As ROM de máscara de 1 mega-bit estão em pacotes de 28 pinos e as EPROM de 1 mega-bit estão em pacotes de 32 pinos. Ao alternar os dois pinos, podemos usar uma EPROM para fins de teste e desenvolvimento. Uma vez que o código está completamente depurado e você está pronto para mudar para ROMs mascaradas, não há motivo para alterar o layout da placa. Basta colocar a EPROM em dois pinos mais baixos no soquete (plugue 1 no pin3, pino 2 no pin4 etc.). As empresas que fazem jogos de vídeo e impressoras a laser usam EPROM compatíveis com ROM em grandes quantidades. Os números de peça a procurar são 27100, 271000 e 27301. Lembre-se, eles não são compatíveis com 271001 ou 27010.
Programação de uma EPROM

Todos os bits EPROM são definidos para um 1 quando apagados (cada byte = FFh). Ao programar uma EPROM, você só pode alterar o 1s para 0s ou limpar bits. Se você programa um byte para 10100101 (A5h), somente os locais 0s mudam de estado. Uma vez que um bit é alterado para 0, você não pode alterá-lo de volta para um 1 sem apagar toda a EPROM. Podemos voltar e mudar qualquer um dos 1s para 0s em uma segunda sessão de programação chamada patch. Por exemplo, o byte A5h (10100101) pode ser alterado para 21h (00100001), mas não pode ser alterado para F5h (11110101). Mais uma vez, lembre-se de que a programação limpa bits, mas apenas apagar a EPROM os define.

A programação de uma EPROM requer uma tensão de programa especial chamada Vpp (25, 21 ou 12,5 Volts). Partes que usam um Vpp de 12.5 também exigem que levantemos o Vcc de 5v para 6v durante a programação

Uma vez que a tensão de programação é aplicada, aplicamos o local do endereço e os dados a serem programados na EPROM. Os dados provêm de uma imagem EPROM em um buffer de memória. Essa imagem é carregada a partir de outra EPROM ou arquivo de disco. Em seguida, usando um dos algoritmos de programação, aplicamos um pulso de programação. O melhor negócio nos programadores é o programador de bolso .
Algoritmos de programação


Padrão

O mais simples dos algoritmos, usa um tempo definido de um pulso de programação de 50mS em cada byte. Depois de todos os bytes serem programados, cada byte é verificado ou comparado à imagem EPROM no buffer. Se qualquer byte não verificar, a EPROM é considerada ruim.


Rápido ou inteligente

Isso começa com um pulso de programação de 1mS para programar um byte. Em seguida, o byte é verificado em relação aos dados de programação para verificação. Se não verificar, o pulso do programa é duplicado (mantendo o tempo de pulso acumulado) e o byte é programado novamente. Esse processo é mantido até o byte ser programado.O byte é então programado novamente com um tempo de pulso igual ao pulso acumulado multiplicado por 3 para ter certeza de que ele fica.

Se os dados nunca verificam e o pulso cresceu para 25mS, a EPROM é ruim.


Snap!

Precaução extrema deve ser usada com este protocolo. Isso só funcionará nas novas EPROMs. As tensões Vpp e Vcc são aumentadas perto dos níveis máximos com um Vpp de 13v e Vcc de 6.5V. Usando um pulso de programação de 100uS, toda a EPROM é programada (semelhante ao algoritmo Padrão). Em seguida, uma verificação de toda a EPROM é feita, se um byte não verificar se é programado novamente usando um pulso de 100Us até que o byte seja programado com sucesso. Após 10 passagens sem verificação, a EPROM é considerada ruim. No lado negativo também requer uma fonte Vpp de alta precisão e não é encontrada em muitos programadores. (Alguns programadores EPROM de baixo final tentaram esse algoritmo com resultados desastrosos)


32 bits

O algoritmo de 32 bits requer novas EPROM de 1Meg bit ou maior (eles têm diferentes operações internas). Isso começa enviando 4 bytes de dados para a EPROM que estão bloqueados internamente. Em seguida, aplica-se um pulso de programação que programa todos os 4 bytes de uma só vez. Depois de toda a localização ser programada, uma passagem de verificação é feita e qualquer byte que não verifica é programado novamente usando o algoritmo Fast de 8 bits. O algoritmo de 32 bits programa grandes EPROMS 4 vezes mais rápido, mas a corrente de programação também é 4 vezes maior e, portanto, requer uma oferta Vpp especial.

Apagar uma EPROM


Uma EPROM só pode ser apagada usando uma luz UV. Leia e siga as instruções de segurança que acompanham as borrachas EPROM e as lâmpadas .

Foi-me perguntado:


Por que eu preciso de uma borracha EPROM, não posso deixá-los no sol?
Ah, sim, você pode, mas pode levar cerca de 3 semanas de tempo ensolarado !.


Bem, então, como sobre uma luz fluorescente?
Não há problema, se você não se importa de esperar um ano ou mais.


Bem, eu tenho uma luz negra?
A resposta ainda é não.

Uma EPROM requer uma freqüência específica de UV 253,7 nanômetros (2537 angstroms). Na verdade, a luz ultravioleta de alta freqüência utilizada não passa pelo plástico ou a maioria dos vidros. Para passar desta luz, a janela na EPROM é feita de cristal de quartzo. A freqüência correta de uma fonte de luz sozinha não garantirá o apagamento correto da EPROM. A intensidade da fonte de luz combinada com a distância da fonte de luz determina a intensidade da exposição. A intensidade da luz varia inversamente com as distâncias da fonte. (Quanto maior a distância, menor a intensidade da luz.) Você achará que quanto mais perto o chip estiver na fonte de luz, mais rápido a EPROM irá apagar. A fabricação de chips nos diz que "a EPROM deve ser 1" da fonte de luz com uma intensidade de 12mW / Cm2 ". Os fabricantes indicam uma distância de 1" para garantir que a intensidade da luz seja igual em toda a EPROM, desarmada, sem sombras sobre qualquer parte do silício EPROM. (No entanto, eu usei com sucesso uma distância de 1/2 "para acelerar meu trabalho de protótipo.)

Além da distância da lâmpada para chip, a idade da lâmpada também afeta o tempo de exposição. Esteja ciente da idade da tecnologia EPROM que você está apagando. A tecnologia mais antiga de 1,3 mícron leva mais tempo para apagar a tecnologia de .7 micron. Com todas essas variáveis, a melhor maneira de determinar o tempo de exposição é executar um teste de exposição empírica. Primeiro, exponha as EPROMs por 1 minuto e teste para apagamento. Se eles não são apagados, expô-los novamente por mais um minuto. Manter o controle do tempo de exposição total, repita este processo até que eles sejam apagados. Agora, tome o tempo total e multiplique por 1,5. Por exemplo, se demorar 3 minutos, devemos usar um tempo de exposição de 4,5 minutos para garantir um bom apagamento sem apagamento excessivo. Lembre-se se você deixar uma EPROM na borracha por muito tempo, ela pode permanecer apagada para sempre e não será mais programada.

Toda vez que uma EPROM é programada e apagada, ela desaparece um pouco. Os ciclos de apagamento retardarão os tempos de acesso, mas isso geralmente não tem nenhuma conseqüência, a menos que você apague um número extremo de ciclos ou um tempo de exposição excessivo. Uma EPROM com tempo de acesso lento, ainda pode programar e funcionar bem em um programador EPROM, mas tenha cuidado com o facto de o programador EPROM não exigir ou testar um tempo de acesso rápido. Uma EPROM desgastada pode programar corretamente, mas não funciona no equipamento que requer um tempo de acesso rápido.
Fazendo seu próprio Eraser? Ou porque não



As lâmpadas germicidas são usadas em hospitais para esterilizar equipamentos matando gérmenes. Os germes são células vivas. Nós também somos feitos de células vivas. Leia e siga as instruções de segurança que acompanham as borrachas EPROM e as lâmpadas . Não é provável que você fique cego de olhar acidentalmente a luz por alguns segundos, mas as lâmpadas germicidas só devem ser operadas em um gabinete interligado de segurança.

Se você quiser fazer o seu próprio apagador, você precisaria obter uma lâmpada germicida que pareça uma lâmpada fluorescente sem o revestimento branco no interior. Estes são tubos de quartzo (lembre-se que o UV não passa através do vidro). Em uma casa de fornecimento de luz você pode obter um G15T (uma lâmpada de 15 watts) O "G" significa germicida o mesmo que "F" significa fluorescente (mesmo que não tenha fósforo e * ???). Apenas as lâmpadas custam cerca de US $ 30,00, e você também precisará de um acessório de 15 Watt. Por que não obter uma pequena borracha pronta para o mesmo preço? Eles são baratos, mais fáceis de usar e construídos em bloqueios de segurança.
A Diferença entre EPROM C e não-C



A única diferença entre um 27256 e um 27C256 é que o 27256 usa NMOS enquanto o 27C256 usa a tecnologia CMOS. O CMOS só consome energia apreciável quando um sinal está mudando. NMOS usa FETs N-Channel com elementos resistentes, enquanto o CMOS evita os resistentes ao desperdício de energia usando os FETs N e P-channel. Assim, CMOS evita a produção de calor, permitindo colocações mais apertadas de transistores do que NMOS é capaz de. A colocação de alta densidade do CMOS reduz os comprimentos do caminho de interconexão e, assim, aumenta a velocidade. O CMOS também brilha quando há energia limitada, como em um sistema de bateria.

Algumas pessoas têm problemas ao programar as EPROM CMOS em programadores mais antigos devido às diferenças nas tensões de programação (CMOS tem uma Vpp de 12,5 V). As EPROM CMOS também exigem uma tensão de alimentação (Vcc) de exatamente 6 Volts. As partes CMOS são mais fáceis de apagar, mas propensas a morrer se expostas à luz ultravioleta.
Decodificação de Números EPROM

27 (C) XXX são EPROMs ou OTPROMSs.

57 (C) XXX são EPROM ou OTPROMS que permitem que as linhas de endereço mais baixas sejam multiplexadas com as linhas de dados. (O multiplex do MCU é o endereço mais baixo e as linhas de dados em conjunto). Essas peças ainda programam como 27 (C) XXX EPROMs no Pocket Programmer porque o algoritmo do software leva isso em consideração.

28 (C) XXX são EEPROMs com o C para o CMOS.

28FXXX são Flash EEPROMs com o F para Flash. Não confunda estes com EEPROMs como não são.
0

Adicionar um comentário

Carregando